Sacerdote e sacrifício
- Natanael Noroes

- há 1 dia
- 6 min de leitura

⁵ vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo. ⁶ Pois assim é dito na Escritura: "Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado". ⁷ Portanto, para vocês, os que crêem, esta pedra é preciosa; mas para os que não crêem, "a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular", ⁸ e, "pedra de tropeço e rocha que faz cair". Os que não crêem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados. ⁹ Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. ¹⁰ Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam. 1 Pedro 2:5-10
EM SEU PROPÓSITO DE ESTABELECER COMUNHÃO COM A HUMANIDADE, DEUS ESTABELECEU O SACERDOTE COMO UM INTERLOCUTOR DESSA RELAÇÃO.
ESSA POSIÇÃO ERA CONFERIDA A ALGUNS HOMENS DE UMA MESMA FAMÍLIA. PORÉM, A OBRA REDENTORA DE JESUS NOS DEU O PRIVILÉGIO E A RESPONSABILIDADE DE SERMOS ANUNCIADORES DAS GRANDEZAS DE DEUS.
É EXATAMENTE SOBRE ESTA POSIÇÃO QUE ESTAMOS TRATANDO NESTA SÉRIE.
O SEGUNDO PONTO QUE PRECISAMOS COMPREENDER PARA ATUARMOS DE FORMA CORRETA É O PAPEL DE JESUS COMO SUMO SACERDOTE E SACRIFÍCIO.
A IMPORTÂNCIA DE ENTENDER OS FEITOS DE JESUS
¹ Todo sumo sacerdote é escolhido dentre os homens e designado para representá-los em questões relacionadas com Deus e apresentar ofertas e sacrifícios pelos pecados. ² Ele é capaz de se compadecer dos que não têm conhecimento e se desviam, visto que ele próprio está sujeito à fraqueza. ³ Por isso ele precisa oferecer sacrifícios por seus próprios pecados, bem como pelos pecados do povo. ⁴ Ninguém toma esta honra para si mesmo, mas deve ser chamado por Deus, como de fato o foi Arão. ⁵ Da mesma forma, Cristo não tomou para si a glória de se tornar sumo sacerdote, mas Deus lhe disse: "Tu és meu Filho; eu hoje te gerei". ⁶ E diz noutro lugar: "Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque". ⁷ Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão. ⁸ Embora sendo Filho, ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu; ⁹ e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem, ¹⁰ sendo designado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. Hebreus 5:1-10
O SACRIFÍCIO DE JESUS FOI RESPONSÁVEL POR NOS TRAZER PAZ COM DEUS.
SOMENTE UM SUMO SACERDOTE SEM PECADO OFERECENDO UMA OFERTA SEM PECADO PODERIA CUMPRIR DE MANEIRA DEFINITIVA A LEI DE DEUS.
VAMOS ENTENDER POR QUE JESUS É O SACRIFÍCIO DEFINITIVO.
1- NO DIA DETERMINADO POR DEUS COMO DIA DO PERDÃO, O SUMO SACERDOTE PRECISAVA SE PURIFICAR PARA OFERECER UM SACRIFÍCIO PELO POVO EM UM RITUAL TRABALHOSO QUE ENVOLVIA DOIS ANIMAIS (UM INOCENTE E OUTRO CULPADO):
⁶ "Arão sacrificará o novilho como oferta pelo seu próprio pecado para fazer propiciação por si mesmo e por sua família. ⁷ Depois pegará os dois bodes e os apresentará ao Senhor, à entrada da Tenda do Encontro. ⁸ E tirará sortes quanto aos dois bodes: uma para o Senhor e a outra para Azazel. ⁹ Arão trará o bode cuja sorte caiu para o Senhor e o sacrificará como oferta pelo pecado. ¹⁰ Mas o bode sobre o qual caiu a sorte para Azazel será apresentado vivo ao Senhor para se fazer propiciação e será enviado para Azazel no deserto.
¹⁵ "Então sacrificará o bode da oferta pelo pecado, em favor do povo, e trará o sangue para trás do véu; fará com o sangue o que fez com o sangue do novilho; ele o aspergirá sobre a tampa e na frente dela. ¹⁶ Assim fará propiciação pelo Lugar Santíssimo por causa das impurezas e das rebeliões dos israelitas, quaisquer que tenham sido os seus pecados. Fará o mesmo em favor da Tenda do Encontro, que está entre eles no meio das suas impurezas.
²⁰ "Quando Arão terminar de fazer propiciação pelo Lugar Santíssimo, pela Tenda do Encontro e pelo altar, trará para a frente o bode vivo. ²¹ Então colocará as duas mãos sobre a cabeça do bode vivo e confessará todas as iniqüidades e rebeliões dos israelitas, todos os seus pecados, e os porá sobre a cabeça do bode. Em seguida enviará o bode para o deserto aos cuidados de um homem designado para isso. ²² O bode levará consigo todas as iniqüidades deles para um lugar solitário. E o homem soltará o bode no deserto.
Levítico 16:6-10,15-16, 20-22
2- AO SER PRETERIDO PELOS SACERDOTES E PELO POVO, JESUS CUMPRIU O PAPEL DO PRIMEIRO ANIMAL, SIMBOLIZANDO O ENVIO DO INOCENTE PARA A MORTE:
¹¹ Jesus foi posto diante do governador, e este lhe perguntou: "Você é o rei dos judeus? " Respondeu-lhe Jesus: "Tu o dizes". ¹² Acusado pelos chefes dos sacerdotes e pelos líderes religiosos, ele nada respondeu. ¹³ Então Pilatos lhe perguntou: "Você não ouve a acusação que eles estão fazendo contra você? " ¹⁴ Mas Jesus não lhe respondeu nenhuma palavra, de modo que o governador ficou muito impressionado. ¹⁵ Por ocasião da festa era costume do governador soltar um prisioneiro escolhido pela multidão. ¹⁶ Eles tinham, naquela ocasião, um prisioneiro muito conhecido, chamado Barrabás. ¹⁷ Pilatos perguntou à multidão que ali se havia reunido: "Qual destes vocês querem que lhes solte: Barrabás ou Jesus, chamado Cristo? " ¹⁸ Porque sabia que o haviam entregado por inveja. ¹⁹ Estando Pilatos sentado no tribunal, sua mulher lhe enviou esta mensagem: "Não se envolva com este inocente, porque hoje, em sonho, sofri muito por causa dele". ²⁰ Mas os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos convenceram a multidão a que pedisse Barrabás e mandasse executar a Jesus. ²¹ Então perguntou o governador: "Qual dos dois vocês querem que eu lhes solte? " Responderam eles: "Barrabás! " ²² Perguntou Pilatos: "Que farei então com Jesus, chamado Cristo? " Todos responderam: "Crucifica-o! " ²³ "Por quê? Que crime ele cometeu? ", perguntou Pilatos. Mas eles gritavam ainda mais: "Crucifica-o! " ²⁴ Quando Pilatos percebeu que não estava obtendo nenhum resultado, mas, pelo contrário, estava se iniciando um tumulto, mandou trazer água, lavou as mãos diante da multidão e disse: "Estou inocente do sangue deste homem; a responsabilidade é de vocês". ²⁵ Todo o povo respondeu: "Que o sangue dele caia sobre nós e sobre nossos filhos! " ²⁶ Então Pilatos soltou-lhes Barrabás, mandou açoitar Jesus e o entregou para ser crucificado. Mateus 27:11-26
3- DEPOIS, AO SER LEVADO PARA FORA DA CIDADE E SER ABANDONADO POR CARREGAR SOBRE SI TODOS OS PECADOS DA HUMANIDADE, JESUS CUMPRIU O PAPEL DO SEGUNDO ANIMAL, SIMBOLIZANDO O ENVIO DO CULPADO PARA O DESERTO:
³¹ Depois de terem zombado dele, tiraram-lhe o manto e vestiram-lhe suas próprias roupas. Então o levaram para crucificá-lo. ³² Ao saírem, encontraram um homem de Cirene, chamado Simão, e o forçaram a carregar a cruz. ³³ Chegaram a um lugar chamado Gólgota, que quer dizer Lugar da Caveira, ³⁴ e lhe deram para beber vinho misturado com fel; mas, depois de prová-lo, recusou-se a beber. ³⁵ Depois de o crucificarem, dividiram as roupas dele, tirando sortes. ³⁶ E, sentando-se, vigiavam-no ali.
⁴⁵ E houve trevas sobre toda a terra, do meio dia às três horas da tarde. ⁴⁶ Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: "Eloí, Eloí, lamá sabactâni? " que significa: "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? " ⁴⁷ Quando alguns dos que estavam ali ouviram isso, disseram: "Ele está chamando Elias". ⁴⁸ Imediatamente, um deles correu em busca de uma esponja, embebeu-a em vinagre, colocou-a na ponta de uma vara e deu-a a Jesus para beber. ⁴⁹ Mas os outros disseram: "Deixem-no. Vejamos se Elias vem salvá-lo". ⁵⁰ Depois de ter bradado novamente em alta voz, Jesus entregou o espírito. Mateus 27:31-36, 45-50
CONCLUSÃO: JESUS CUMPRIU TUDO O QUE O PAI ESTABELECEU, E SEU SACRIFÍCIO É SUFICIENTE!
²² Jesus tornou-se, por isso mesmo, a garantia de uma aliança superior. ²³ Ora, daqueles sacerdotes tem havido muitos, porque a morte os impede de continuar em seu ofício; ²⁴ mas, visto que vive para sempre, Jesus tem um sacerdócio permanente. ²⁵ Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles. ²⁶ É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus. ²⁷ Ao contrário dos outros sumos sacerdotes, ele não tem necessidade de oferecer sacrifícios dia após dia, primeiro por seus próprios pecados e, depois, pelos pecados do povo. E ele fez isso de uma vez por todas quando a si mesmo se ofereceu. ²⁸ Pois a Lei constitui sumos sacerdotes a homens que têm fraquezas; mas o juramento, que veio depois da Lei, constitui o Filho, perfeito para sempre. Hebreus 7:22-28
APLICAÇÃO: (O QUE FAZER COM ESSE CONHECIMENTO?)
DECIDA VIVER BASEADO NESTA CERTEZA!
COMO?
ENTREGANDO-SE A ELE TODOS OS DIAS COMO FORMA DE GRATIDÃO!
³³ Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. ³⁴ Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós. Romanos 8:33-34




Comentários